Tendencias de perfis de imóveis após a pandemia do COVID-19
O mundo inteiro passou por uma pandemia que mudou muito no dia a dia das pessoas, parte da população ficou em isolamento social, tendo de trabalhar de casa com o modelo home office, que necessitou a adaptação do espaço residencial para também trabalhar, impactando várias pessoas a ficarem longos períodos dentro de casa, oque trouxe para muitos uma visão em trazer mais conforto para esse local onde passam maior parte do tempo.
Essa experiência trouxe uma demanda no mercado imobiliário em adquirir espaços maiores, muitos optaram por sair de apartamentos e ir em busca de casas com áreas externas, coberturas e apartamentos com áreas privativas.
Houve também o efeito reverso em que muitos moravam em casas, áreas privativas e coberturas e que precisaram de ir em busca de imóveis menores.
Esses fatores trouxeram uma grande movimentação no mercado imobiliário, no ano de 2020 foi um dos anos em que mais houveram movimentações de compra e venda de imóveis, e no caso da locação de imóveis também não foi diferente.
Em contrapartida, um nicho do mercado imobiliário foi muito impactado negativamente, no caso de imóveis comerciais, devido a alta necessidade de transição da maioria do mercado para o modelo de home office e nesse caso gerou uma demanda alta de desocupações de imóveis comerciais e pouca procura por locação ou compra de imóveis desse nicho.
Como está a previsão para o mercado em 2022 para frente?
Na questão de imóveis comerciais, está voltando aos poucos a demanda no caso da locação, porém em um volume menor do que havia de demanda antes da pandemia, pois muitas empresas viram que o modelo home office foi mais interessante, porém há alguns tipos de comercios que não tem muita abertura para esse tipo de modelo de trabalho e agora que já temos vacinas e as taxas de contaminação estão diminuindo, a segurança do mercado em fazer a aquisição ou a locação desse tipo de imóvel vai aumentando lentamente.
No caso de imóveis residenciais, sempre houve uma boa demanda no mercado em adquirir o imóvel próprio, esse é um sonho que boa parte da população nutre, porém a tentendencia é que a aquisição do imóvel proprio tenha uma queda, devido aos altos valores de juros cobrados pelos bancos no crédito imobiliário e que a demanda de locação aumente.
Já é possível perceber que a quantidade de imóveis disponíveis para locação vem reduzindo consideravelmente.
Está precisando de um auxílio na locação ou compra de imóveis? Acesse o site da Fabiano Imóveis para verificar as opções que temos disponíveis!