Ir para navegação principal Ir para conteúdo Ir para rodapé Ir para pesquisa
Filtro Avançado Imóveis Favoritos (0)
ou BUSQUE PELO MAPA

Quais são as formas de garantia para locação?

Quais são as formas de garantia para locação?

Aluguel

2017/10/17

Quais são as formas de garantia para locação?

Hoje, para assegurar que o proprietário e/ou imobiliária não tenha prejuízos em relação à locação, existem algumas formas de garantia na hora de assinar um contrato. Engana-se quem pensa que essa segurança vem por meio apenas do fiador: existem outras maneiras de dar garantias ao proprietário.

Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar melhor quais são as formas de garantia para locação, com o objetivo de você estar ciente de todas elas na hora de alugar um imóvel. Acompanhe!

Fiador

A forma mais tradicional das imobiliárias e até mesmo quando o aluguel é feito diretamente com o proprietário é o fiador. Essa modalidade ocorre quando uma pessoa física ou jurídica assume o compromisso de se responsabilizar pelas cláusulas contratuais, dando mais credibilidade e segurança em relação às tratativas do documento.

Quais as vantagens? Esse tipo de garantia é econômica ao inquilino, tendo em vista que ele não terá que desembolsar nenhuma quantia financeira. Além disso, bons fiadores (aqueles que possuem uma boa renda comprovada e estabilidade financeira) facilitam o processo de locação, principalmente quando a imobiliária for mais rígida na análise dos dados.

É importante estar atento a alguns pontos: se o fiador for casado, o cônjuge deve concordar e também assinar o contrato de locação. É também essencial estar por dentro de toda a documentação exibida pela imobiliária ou pelo proprietário.

Seguro fiança

O seguro fiança é um outro tipo de modalidade, dessa vez contratado pelo próprio inquilino. A vigência desse seguro perdura o mesmo período do contrato: se ele for de um ano, o seguro fiança também será.

Em relação aos valores, não há um preço específico, pois depende de cada empresa. A parceira da Fabiano Imóveis é a Fianseg Seguros, que cobra 15% em cima do valor do aluguel. Mas não pense que você ficará no prejuízo: a Fianseg oferece serviços para quem fecha esse produto, como chaveiro, acesso a shows e cinemas com desconto de parceiros da empresa seguradora, alguns serviços específicos de manutenção, dentre outros.

A vantagem mais significativa dessa modalidade é o fato de evitar constrangimento de pedir algum amigo ou familiar para ser fiador de renda e/ou de imóvel. Além disso, a agilidade é bem maior em comparação com a busca e aprovação de um fiador, que pode durar até semanas.

Título de capitalização

Recentemente, o título de capitalização passou a ser usado também como uma forma de garantia para a locação de imóvel. É uma maneira de você conseguir uma modalidade de segurança para alugar um apartamento e/ou um imóvel comercial de uma maneira que esse dinheiro irá retornar para você.

No caso da Fabiano Imóveis, nossa parceira trabalha com o depósito dos valores referentes ao aluguel, IPTU e condomínio multiplicados por 12 (o equivalente a um ano).  O rendimento dessa quantia depositada é menor que o da poupança, mas ao fim desse período você poderá resgatar esse valor. 

Para que você consiga efetuar a locação contratando esse produto, é necessário que você possua o dinheiro para pagamento à vista: essa é a única desvantagem do título.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe um pouco mais sobre as formas de garantia para locação, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos e novidades por e-mail!